Grupos

GEIA – UFPE

O Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (GEIA) tem como líder o prof. Marcio Sá e foi inicialmente formado por professores, pesquisadores e estudantes vinculados ao curso de Administração do CAA-UFPE. Sua origem está vinculada a um entendimento do Agreste como um contexto periférico mais ou menos semelhante a outros: Por um lado, inserido na trama da “globalização”, por outro, com especificidades históricas ainda significativas na dinâmica da vida (cultura, sociedade e economia) e do trabalho (organização, relações e ocupações) da população agrestina. Suas principais diretrizes são: Foco no Agreste e nos problemas localizados de sua condição periférica; Prática interdisciplinar no sentido da convergência de resultados e pluralismo de perspectivas teóricas; Autonomia dos pesquisadores; Valorização da participação e da formação dos estudantes nos projetos; Trabalho coletivo a partir de uma agenda em construção; Publicações como meio para legitimação, divulgação do trabalho e acesso a espaços; Intervenções socialmente úteis como fim dos estudos.

Site do núcleo: https://www.ufpe.br/geia

 

GMEORG – UPF

O Grupo Multidisciplinar de Estudos Organizacionais (GMEORG), que tem como líder Denise Grzybovski, está baseado em quatro campos temáticas: gestão de empresas familiares, gestão de pequenas empresas, controles de gestão e governança, desenvolvimento. Os membros do grupo já têm tradição com pesquisas nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Economia, os quais promoveram importantes repercussões em eventos e periódicos científicos, palestras, entrevistas em diferentes meios de comunicação. Ainda, os pesquisadores tradicionalmente são influentes na estruturação dos temas de interesse em eventos científicos importantes na área, em especial sobre organizações familiares, a exemplo da proposição do tema organizações familiares para a Divisão de EOR da Anpad, a qual foi aceita e passou a fazer parte dos eventos EnANAPAD e ENEO. Alguns dos pesquisadores do grupo tradicionalmente atuam como avaliadores dos artigos submetidos aos referidos eventos e como coordenadores/debatedores de sessões temáticas.

NEPS – UFMG

O Núcleo de Estudos em Participação e Subjetividade (NEPS), que tem como líder Ana Paula Paes de Paula, é um espaço para construção crítica e interdisciplinar do conhecimento, que tem como objetivo construir caminhos éticos e alternativos para organizações e grupos sociais. Destaca-se como repercussão o lançamento do Observatório de Práticas Participativas (OPP) em 30/11/2016, cujo banco de experiências se encontra disponível no site.

Site do núcleo:www.nepsufmg.com.br.

NISP – ESAG/UDESC

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP), que tem como líder Carolina Andion, é um grupo que se insere no Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Sendo formado por professores e alunos da graduação e pós-graduação, o grupo se insere na linha de Administração Pública da pós-graduação, focalizando o estudo e o apoio a ações coletivas que vêm promovendo inovações sociais na esfera pública (de forma institucionalizada ou não). Estudos sobre as redes sociais, os empreendimentos que emergem na interface entre as economias pública e privada, além dos novos formatos institucionais que propõem e/ou implementam políticas públicas e promovem o capital social, com vistas a fomentar novos estilos de desenvolvimento, são alguns dos interesses de pesquisa do NISP.

Site do núcleo: http://www.blogdonisp.com.br/