Pessoas

Maurício Serva (Coordenador)

Graduação em administração (UFBA), mestrado e doutorado em administração (EASP/FGV), pós-doutorados em administração (HEC/Montreal e Universidad de Valencia/Espanha). Professor da UFSC. Interesses de pesquisa: Pragmatismo, ação coletiva e organizações; Epistemologia e sociologia da ciência da administração; Racionalidade nas organizações; Governança ambiental; Organizações da sociedade civil; Teoria das organizações; Desenvolvimento territorial sustentável.

Chayne de Lima Pereira Mahnic (Doutoranda PPGA/UFSC)

Doutoranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGA-UFSC). Graduada e mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Interesses de pesquisa: Epistemologia e Sociologia da Administração; Análise Pragmática das Organizações; Organizações e sustentabilidade.

Danilo Melo (Doutorando PPGA/UFSC, prof. UDESC)

Administrador, pesquisador e músico, é Professor Assistente do Departamento de Governança Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-CESFI), Doutorando no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAdm-UFSC). Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: epistemologia e sociologia da ciência da administração; pragmatismo, fenomenologia e sociologia pragmatista; organizing e estudos organizacionais; inovação social e em governo; democracia, governança e sustentabilidade; indicadores e dispositivos de valoração.

Diego de Campos Domingos (Doutorando PPGA/UFSC)

Doutorando em Administração pelo PPGA da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre (2016) e Bacharel (2013) em Administração pela mesma universidade. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Epistemologia e Sociologia da Administração, Teorias da Ação, Teorias das Organizações, Análise Pragmática das Organizações, Poder , Participação Social e Organizações da Sociedade Civil.

Felipe da Rosa Quintão (Mestre PPGA/UFSC)

Mestrando em Administração pelo PPGA da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Administração pela mesma universidade. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: agricultura urbana, análise pragmática das organizações, organizações da sociedade civil

Jorge Sturmer (Doutorando PPGA/UFSC)

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Administração pela Universidade Regional de Blumenau, Especialista em Negócios Internacionais pela FIPE/USP e MBA em Engenharia de Produção pela UFSC. Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Epistemologia e Sociologia da Administração, Análise Pragmática das Organizações, Desenvolvimento Territorial Sustentável, Representações Sociais e Governança Ambiental.

André Kopelke (Prof. IFSC)

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), mestrado (1998) e doutorado (2017) em Administração, também pela UFSC. Possui larga experiência no ensino de graduação para os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Atuou como avaliador “ad-hoc” das condições de ensino superior do Ministério da Educação e professor da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Tem experiência na coordenação de cursos, coordenação de estágios, projetos de credenciamento institucional, autorizações, reconhecimentos e renovação de reconhecimentos de cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas. Atualmente é docente do Instituto Federal Catarinense – IFC, campus Ibirama e pesquisador do Núcleo Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento – ORD.

Carolina Andion (Profa. ESAG)

Pós-doutorado em Economia Social pelo Instituto Universitário de Pesquisa em
Economia Social, Cooperativa e Empreendedorismo (IUDESCOOP) da Universidade
de Valência na Espanha (2016). Doutorado em Ciências Humanas pela Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC) (2007). Mestrado em administração pela Escola de
Hautes Études Commerciales de Montréal (HEC) (1998). Graduação em administração
pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (1994). Professora associada da
Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Coordenadora do Núcleo de
Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP), no qual também
coordena o Observatório de Inovação Social de Florianópolis. Interesses de pesquisa:
organizações da sociedade civil, inovação social, desenvolvimento territorial
sustentável, gestão pública.

Déris Oliveira (Doutora PPGA/UFSC)

Déris Oliveira Caitano é Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre e Bacharel em Administração pela UFSC. Técnica Fomento Mercantil da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (BADESC). Atualmente é docente nos cursos de graduação e Pós graduação em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade Senac (Palhoça). Interesses de pesquisa: teoria das organizações, epistemologia, pragmatismo racionalidade nas organizações , aprendizagem organizacional, segurança pública e sistema penitenciário.

Gustavo Matarazzo (Prof. IFSP)

Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) – Campus Capivari. Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá; mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio sanduíche no Groupe de Sociologie Pragmatique et Réflexive (GSPR) da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Tem interesse em: análise organizacional, perspectivas ambientais nos estudos organizacionais, epistemologia e ensino de administração.

Nadja Aires (Graduada UFSC)

Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gerente administrativo do espaço O Sítio Arte Educação Coworking.

Raphael Schlickmann (Prof. UFSC)

Professor do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária. Doutor e Mestre em Administração pela UFSC. Bacharel em Administração pela Escola Superior de Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Atualmente coordena o curso de graduação em Administração da UFSC. Tem interesse nas seguintes temáticas de pesquisa: epistemologia e sociologia da ciência da administração; políticas públicas; administração universitária e análise pragmática das organizações.

Sérgio Boeira (Prof. UFSC)

Cursou Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UFSC), onde concluiu seu doutorado em 2000. Leciona no PPGICH e no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA-UFSC). Trabalha com métodos qualitativos, principalmente a partir da teoria das representações sociais e do pensamento complexo.

Tiago Bini (Mestre PPGA/UFSC)

Tiago é Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolve atividades de pesquisa no Núcleo Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD/UFSC). Foi também Professor substituto do Campus Curitibanos no primeiro semestre de 2015. Atualmente trabalha na UFSC como técnico administrativo. Têm interesse nas áreas de administração rural, desenvolvimento rural, sustentabilidade e agroecologia.

Vanêssa Pereira (Doutora PPGA/UFSC)

Professora substituta no curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CESFI). Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e em Administração pela Universidade Estácio de Sá. Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Tem interesse nos seguintes temas: Estudos Organizacionais; Economia Social e Solidária, Organizações da Sociedade Civil, Inovação Social, Gênero.

Lourenço Kawakami Tristão (Mestrando PPGA/UFSC)

Mestrando em Administração pelo PPGA da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Administração pela mesma universidade. Bacharel em Cinema pela mesma universidade. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Teoria das Representações Sociais; Indústria Cinematográfica; Cooperativismo.

Jéssica Ivolete da Silva (Graduanda UFSC)

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Interesse nas seguintes temáticas de pesquisa: epistemologia e sociologia da ciência da administração, organizações e sustentabilidade.

 

MEMBROS PARCEIROS ESTRANGEIROS

Daniel CefaÏ (Prof. EHESS, Paris)

Professor e Diretor de Estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris).
Interesse nas seguintes temáticas de pesquisa: Sociologia dos públicos, das
mobilizações coletivas e dos problemas públicos; Etnografia das associações e ONGs;
Metodologia da pesquisa de campo; Fenomenologia e ciências sociais; História das
ciências sociais nos Estados Unidos.

Yves Cohen (Prof. EHESS, Paris)

Professor e Diretor de Estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris).
Interesse nas seguintes temáticas de pesquisa: História da ação no Séc. XX; Pragmática
histórica; História conectada; Interação situada; Cognição distribuída.

Francis Chateauraynaud (Prof. EHESS, Paris)

Professor e Diretor de Estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris).
Diretor do Grupo de Sociologia Pragmática e Reflexiva. Interesse nas seguintes
temáticas de pesquisa: Balística sociológica; Sociologia das transformações; Socio-
informática de dossiês complexos.