Disciplina Análise Pragmática das Organizações 2019/1

disciplina pragmatismo

Disciplina Análise Pragmática das Organizações (PPGA/UFSC)

Desde os anos 1980 observa-se um significativo movimento no âmbito global das ciências sociais voltado para a revalorização das ações e das práticas dos indivíduos como dimensões primordiais da análise social. Assim, as denominadas “teorias da ação” vão ganhando espaço nos campos científicos outrora circunscritos aos grandes modelos estruturais tais como o liberalismo, o marxismo, o estruturalismo. Esse movimento torna-se o centro de uma profunda renovação científica abrindo novos horizontes também no campo da administração e estudos organizacionais. Novas abordagens como o pragmatismo, a teoria ator-rede, a abordagem das práticas dentre outras vem promovendo um impacto renovador na administração.

Nessa perspectiva é que o PPGA/UFSC oferece para doutorandos e mestrandos da ESAG e da UFSC a disciplina eletiva (4 créditos) “Análise Pragmática das Organizações”. Criada e ministrada pelo prof. Maurício Serva, a terceira edição dessa disciplina se dará no primeiro semestre de 2019.

O horário será às terças-feiras à tarde. Clique qui para visualizar a ementa encontra-se em anexo.

Caso haja dúvidas, contactar o prof. Maurício Serva (mauserva@gmail.com).

 

 

4 comentários

    1. Meu amigo, quanto tempo! Desculpe-me pela demora, mas somente agora vi a sua mensagem de incentivo, muito obrigado por ela! Em 2014, criei a disciplina Análise Pragmática de Organizações no Curso de Doutorado em Administração aqui da UFSC. Venho ministrando a disciplina todos os anos, gerando bom interesse dos alunos. Estou me preparando para fazer o meu terceiro pós-doutorado em 2020, desta vez na FGV em São Paulo, quando devo desenvolver durante um ano um projeto intitulado “Análise Pragmatista de Organizações”. Será uma oportunidade de consolidar essa abordagem que venho construindo com meu Núcleo de Pesquisa desde 2010. Forte abraço!

      Curtir

    1. Olá Célio, desculpe-me pela demora, só agora vi a sua mensagem. Esse trabalho que você cita é um artigo publicado por mim há muito tempo, no início dos a1990. Naquele momento poucas pessoas no Brasil conheciam os trabalhos elaborados em vários campos da ciência considerados como inseridos no denominado Paradigma da Complexidade; então, as principais ideias que nortearam meu artigo foram fazer conhecido tal paradigma por pesquisadores do campo da administração, e também indicar como tais trabalhos poderiam fazer avançar a análise organizacional em vários sentidos.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s